sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

REPORTAGEM NA FOLHA DE SÃO PAULO

Campanha iniciada pelo Twitter arrecada 78 mil livros para crianças
TALITA BEDINELLI
FÁBIO TAKAHASHI
DA REPORTAGEM LOCAL
Heber Dias de Sousa, Laura Furquim Xavier e José Luiz Goldfarb nunca se encontraram pessoalmente. Mas, juntos, viraram uma espécie de Papai Noel de crianças que têm pouco acesso a livros.
Em outubro, eles criaram uma campanha pelo site Twitter, em que pediam aos seus leitores que, neste Natal, doassem exemplares para comunidades pobres.
O que começou com apenas 140 caracteres (espaço permitido para cada mensagem) foi parar em uma das maiores livrarias do país. A partir de hoje, a livraria Cultura colocará em todos os livros que vender em São Paulo, Campinas e Porto Alegre um cartão-postal, pedindo que os compradores participem da campanha.
A ideia começou com Heber, que, de forma despretensiosa, sugeriu em seu Twitter o presente a seus leitores.
Laura, professora de química em Minas Gerais, leu e gostou da ideia. Procurou, então, o apoio do Ministério da Educação e do Conselho de Secretários Estaduais de Educação. Ganhou pontos de doação em todos os Estados.
Goldfarb, curador há 19 anos do Prêmio Jabuti e professor da PUC-SP, seguiu na mesma direção. Com experiência em campanhas de arrecadação de livros, foi atrás de empresas que quisessem participar da iniciativa.
Desde que deixou o mundo virtual, a campanha "Doe um livro no Natal" já arrecadou 78 mil livros de literatura - didáticos não são aceitos.
Amanhã, um show da cantora Maria Rita, na Fundição Progresso, Rio de Janeiro, também se tornará um ponto de arrecadação. Quem doar um livro pagará meia entrada.
A meta do grupo é chegar aos 100 mil livros até o dia 23. Depois, a campanha continuará apenas nas unidades da Droga Raia, até 20 de janeiro.
Os livros recebidos serão entregues a bibliotecas públicas, dentro e fora das escolas. Os organizadores esperam presentear entre 300 e 500 salas de leitura, que podem atingir até 500 mil jovens. "Queremos encher as bibliotecas de literatura para que os jovens adquiram o hábito da leitura por prazer", diz Goldfarb. Para participar, é só acessar o blog da iniciativa para encontrar os pontos de doação: http://doeumlivrononatal.blogspot.com/

7 comentários:

  1. Parabens por este trabalho fantastico. Conheci o seu grupo atraves da reportagem da Folha de SP. E' incrivel quando o trabalho de uma ou algumas pessoas consegue envolver tantas outras para uma missao como a sua. Eu trabalho com uma organizacao nos EUA chamada Books for Brazil (www.booksforbrazil.org) que tem inicio e missao semelhante `a sua. Estaremos em SP nos proximos dias e adorariamos conversar com voces sobre a sua experiencia. Parabens novamente e um otimo Natal (com muitos livros!)para voces.

    ResponderExcluir
  2. Leo, entre em contato pelo twitter. www.twitter.com/doeumlivro

    ResponderExcluir
  3. Cintia, os livros já tem destino certo.
    Obrigada por entrar em contato.
    Coordenação do Doe um Livro

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!!! ta dando tudo certooooo saiu no terra tecnologia tb :)

    eeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  5. Tá entre as melhores iniciativas que vi nos últimos tempos.

    ResponderExcluir
  6. Onde pode ser feita a doação de livros, na cidade de São Paulo?
    Obrigada

    ResponderExcluir